Língua portuguesa on-line

Língua portuguesa on-line Essa página foi criada com intuito de ajudar a juventude no desenvolvimento da própria língua por

14/05/2022

Lição n-°3 e 4
Assunto : conceito
Conceito
Substantivo é a palavra que nomeia os seres. O conceito de seres deve incluir os nome, ou seja são palavras variáveis que designam as coisas, acção, qualidade, emoção, nomes etc etc etc. de pessoas, de lugares, de instituições, de grupos, de indivíduos e de entes de natureza

espiritual ou mitológica:

Mulher, sociedade, vegetação, alma.

Maria, senado, paineira, anjo

Brasil, cidade, cavalo, sereia

Teresina, comunidade, cidadão, saci

Além disso devem incluir nomes de ações, estados, qualidades, sensações, sentimentos:

acontecimento, honestidade, amor, correria, miséria, liberdade, encontro, integridade, raiva, hipocrisia, corrupção, etc

10/05/2022

A conjugação perifrástica refere-se a não-tempos — chamemos-lhe assim porque, embora esteja gramaticalmente correcto utilizar qualquer uma das formas abaixo, estas não são tempos verbais na nossa gramática.

Podemos utilizar a conjugação perifrástica para exprimir os seguintes sentidos:[1]

Necessidade - ter de + infinitivo (ex.: Eu tenho de melhorar a Wikipédia.);
Certeza - haver de + infinitivo (ex.: Hei de[2] conseguir melhorar.);
Intenção - estar para + infinitivo (ex.: Estou para melhorar.) ou estar prestes a + infinitivo (ex.: Estou prestes a melhorar.);
Realização futura - verbo ir no presente do indicativo + infinitivo do verbo principal (ex.: Vou ler o artigo sobre a Língua Portuguesa na Wikipédia.)
Realização próxima - verbo estar no presente do indicativo + a + infinitivo (ex.: Estou a editar a Wikipédia.) ou verbo estar no presente do indicativo + gerúndio (ex.: Estou editando a Wikipédia.)
Realização gradual - verbo ir no presente do indicativo + gerúndio (ex.: Vou editando a Wikipédia.)
Acontecimento simultâneo(1) - verbo ir no pretérito imperfeito do indicativo + a + infinitivo (ex.: Ia a rever a Wikipédia quando recebi uma mensagem de correio eletrónico.)
Acontecimento simultâneo(2) - verbo estar no pretérito imperfeito do indicativo + a + infinitivo (ex.:"Estava a rever a Wikipédia quando recebi uma mensagem de correio eletrónico.")
Probabilidade ou dever - verbo dever no presente do indicativo + infinitivo (ex.: Devo propor aquele artigo para destaque.)
Aconselhamento ou reflexão - verbo dever no pretérito imperfeito do indicativo + infinitivo (ex.: Devias ter proposto aquele artigo para destaque.) ou verbo dever no futuro do pretérito do indicativo + infinitivo (ex.: Deverias ter proposto aquele artigo para destaque.)

Endereço

Ecunha
Ilha Dos Amores

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Língua portuguesa on-line publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Universidade

Envie uma mensagem para Língua portuguesa on-line:

Compartilhar

Categoria