27/05/2022
África economia
ATUALIDADE - UNIÃO AFRICANA PREPARA FUNDOS PRÓPRIOS PARA AJUDA HUMANITÁRIA
A Comissária da União Africana (UA) para a Agricultura e Economia Rural, Josefa Sacko, informou, esta quinta-feira, que a organização prepara a criação de um fundo próprio, para atender situações humanitárias nos países do continente.
O fundo, de acordo com a diplomata angolana ao serviço da UA, tem em vista apoiar camponeses e famílias, vítimas de eventuais calamidades naturais e catástrofes causadas pelas alterações climáticas.
“Estamos a trabalhar para consolidar um só fundo, ao invés de termos vários”, afirmou a comissária em declarações à imprensa, na capital da Guiné Equatorial.
Sublinhou o facto de a organização ter conseguido mobilizar 1.5 mil milhões de dólares para apoiar os camponeses e famílias africanas, face à subida dos preços do trigo e óleo alimentar no mercado internacional.
A diplomata considerou fundamental que a UA trabalhe com as agências humanitárias, a fim de se alcançar o que chamou “soberania alimentar no nosso continente”.
Nesta Sexta-feira (27), Malabo acolhe a Cimeira Humanitária e de Doadores, um evento que vai analisar a actual da situação de África neste domínio.