10/10/2026
CONSELHO DE DIRECÇÃO DA URNM ANALISA PREPARATIVOS PARA A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E FORMALIZA TRANSIÇÃO DOS CURSOS DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PARA A FACULDADE DE MEDICINA
O Conselho de Direcção da Universidade Rainha Njinga a Mbande (URNM) reuniu-se na sexta-feira, 9 de Outubro de 2026, para analisar o estado de preparação da Instituição para a Avaliação Institucional e formalizar a conclusão do processo de transição dos cursos de Ciências da Saúde do Instituto Politécnico para a Faculdade de Medicina.
No âmbito dos preparativos para a Avaliação Institucional, a ter lugar no final do corrente mês de Outubro, sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES), o Conselho de Direcção constatou progressos significativos nos trabalhos desenvolvidos pela Comissão de Auto-Avaliação, tendo igualmente analisado as acções ainda necessárias para assegurar o cumprimento dos requisitos exigidos e a obtenção de resultados satisfatórios na avaliação externa.
Na ocasião, o Magnífico Reitor apelou ao envolvimento activo, à colaboração e ao elevado sentido de responsabilidade de toda a comunidade académica, sublinhando a necessidade de redobrar esforços para garantir o êxito do processo de avaliação.
Outro momento de particular relevância da reunião foi a formalização da conclusão do processo de transição dos cursos de Ciências da Saúde do Instituto Politécnico para a Faculdade de Medicina, assinalada pela passagem de pastas entre os responsáveis das duas Unidades Orgânicas.
A reorganização abrange os cursos de Enfermagem, Psicologia Clínica, Ciências Farmacêuticas e Análises Clínicas e Toxicológicas, envolvendo igualmente a transferência das respectivas instalações, dos docentes e do pessoal técnico-administrativo afecto a estas áreas de formação.
Com a efectivação desta medida, a Decana da Faculdade de Medicina, Professira Doutora Tazi Nimi Maria, passa a assumir a responsabilidade pela gestão académica e administrativa de todos os cursos da área de Ciências da Saúde, enquanto o Coordenador-Geral do Instituto Politécnico, Professor Doutor Kinsumba Pedro António, mantém sob a sua responsabilidade os cursos de Ciências Sociais e Humanas.
Esta transição constitui um marco importante no processo de reorganização e consolidação institucional da URNM, permitindo uma gestão mais integrada e eficiente dos recursos humanos, materiais e infra-estruturais, bem como uma maior articulação entre as actividades de ensino, investigação científica e extensão universitária.
A medida insere-se, igualmente, na estratégia de preparação da Universidade para a futura transferência das suas actividades para o novo Campus Universitário, cuja concretização exigirá uma estrutura organizacional mais funcional, integrada e ajustada às perspectivas de crescimento e desenvolvimento da Instituição.
Com estas acções, a Universidade Rainha Njinga a Mbande reafirma o seu compromisso com a melhoria contínua dos processos institucionais, o fortalecimento da governação académica, a modernização da sua estrutura organizacional e a consolidação de uma cultura de qualidade e excelência, contribuindo para o desenvolvimento e a valorização do Subsistema de Ensino Superior angolano.
– Por uma Universidade moderna e reputada!