11/05/2026
🌌✨A LACAM marcou presença na "Exposicao coletiva de arte Emergência Espiritual” 🌌✨
Durante todo o mês de abril, aconteceu em Seropédica, na Casa do Reitor – Centro de Memória da UFRRJ, a exposição coletiva de arte visionária e psicodélica *Emergência Espiritual*, com curadoria de Thiago Vieira e Matheus Manzani.
A mostra reuniu artistas brasileiros e internacionais conectados pela expressão artística produzida a partir dos Estados Não Ordinários de Consciência (ENOCs) — experiências que podem ser acessadas através de práticas meditativas, respiração holotrópica, privação de sono, jejuns e também pelo uso de substâncias psicoativas.
O nome da exposição homenageia o psiquiatra Stanislav Grof e o conceito de “emergência espiritual”: um processo que carrega tanto a urgência e intensidade de uma crise quanto a possibilidade de emergir para uma transformação profunda. Para Grof, muitas experiências vistas pela psiquiatria convencional como surtos psicóticos podem, na verdade, representar processos legítimos de cura e expansão da consciência.
A exposição também propõe uma reflexão sobre o papel da arte psicodélica e das substâncias psicodélicas na sociedade contemporânea. Segundo Grof, experiências em estados ampliados de consciência podem gerar visões que se transformam em arte — e, quando diferentes artistas manifestam símbolos, padrões e imagens semelhantes sem contato prévio, surge a ideia de um inconsciente coletivo compartilhado.
Mais do que estética, a arte psicodélica apresentada na mostra se coloca como experiência sensível, terapêutica e transformadora. Um convite para que o espectador também mergulhe em suas próprias questões existenciais através da arte e da conexão com o outro. 🍃🎨
📚 Referências:
GROF, Stanislav; GROF, Christina. *Emergência espiritual: crises de transformação pessoal.*
VIEIRA, Tiago Alves. *A Expansão da Consciência nas Práticas Artísticas.* UFRJ, 2017.