Confraria muculmana Qadiryya Bagdad

Confraria muculmana Qadiryya Bagdad Fraternidade Muçulmana, com padroeiro Said Abd Cadr a Jailani, nascido em Baghdad Iraque. Com mais

24/01/2026

Por que Allah permitiu a jihad? No capítulo 22, nos versículos 39 e 40, temos uma explicação:

“Ele permitiu (o combate) aos que foram atacados; em verdade, Deus é Poderoso para socorrê-los. São aqueles que foram expulsos injustamente dos seus lares, só porque disseram: “Nosso Senhor é Deus!” E se Deus não tivesse refreado os instintos malignos de algumas pessoas em relação a outras, teriam sido destruídos mosteiros, igrejas, sinagogas e mesquitas, onde o nome de Deus é frequentemente celebrado.”

Em seu comentário exegético sobre este versículo corânico (22:40), o erudito muçulmano do século VII, Hassan al-Basri, da segunda geração de muçulmanos, disse: “Os locais de oração dos não-muçulmanos devem ser protegidos pelos muçulmanos”.

Outro exegeta do Alcorão, o andaluz al-Qurtubi (1214-1273), agregou a este comentário o seguinte: “Ibn Khuwaiz disse: ‘se inclui neste versículo a proibição de destruir as igrejas dos cidadãos não-muçulmanos, seus templos e seus lugares de adoração.’”

Abdullahi Abubakar nasceu em 1936 em Bauchi, Nigéria. Foi Imam-Chefe da Mesquita Akwatti em Nghar, no Estado de Plateau. Além de líder religioso, trabalhava como criador de gado e deixou 19 filhos.

Em 23 de junho de 2018, durante ataques violentos entre as comunidades Berom e Fulani no Estado de Plateau, Imam Abubakar protagonizou um ato extraordinário de coragem. Quando milícias armadas atacaram dez aldeias na região de Barkin Ladi, ele abriu sua mesquita e residência para proteger 262 pessoas, predominantemente cristãos da etnia Berom.

O gesto foi notável em um contexto de décadas de conflitos sectários entre fazendeiros cristãos e pastores muçulmanos, motivados por disputas territoriais. Embora mais de 80 pessoas tenham sido mortas nos ataques, Abubakar salvou centenas de vidas, arriscando a própria segurança.

Seu ato heroico lhe rendeu diversos reconhecimentos: passou a integrar o Comitê Nigeriano de Sábios Muçulmanos, recebeu um prêmio da Associação Cristã da Nigéria e foi homenageado pelo Departamento de Estado dos EUA com o Prêmio Internacional de Liberdade Religiosa de 2019.

Imam Abdullahi Abubakar faleceu em 16 de janeiro de 2026, aos 90 anos, após breve internação em um hospital na cidade de Jos.

Sua morte provocou manifestações de pesar em toda a Nigéria. O presidente Bola Tinubu descreveu-o como um líder religioso extraordinário que exemplificou fé, compaixão e respeito pela vida humana. A Associação Cristã da Nigéria referiu-se ao imam como símbolo de coragem e humanidade. Organizações muçulmanas também lamentaram sua perda.

A mídia nigeriana e internacional enfatizou seu legado de tolerância e proteção da vida humana, com propostas para instituir um prêmio de tolerância religiosa em sua memória. Foi sepultado em sua aldeia natal, Nghar, após orações de sexta-feira.

Referências:

THE BOSS NEWSPAPER. Nigeria Mourns As Imam Abubakar Abdullahi, Who Sheltered Multiple Christians, Dies at 90. 19 jan. 2026.

KOLAWOLE, Simon. In Memory of Imam Abdullahi Abubakar. This Day, 18 jan. 2026.

PUNCH. CAN honours late Plateau Imam who saved over 200 Christians. 17 jan. 2026.

ARISE NEWS. 'Courageous Man Of God': Tinubu Mourns Plateau Cleric Imam Abdullahi Abubakar. 16 jan. 2026.

24/01/2026

Hoje, foi a enterrar uma das mulheres que apoiou com elevada dedicação as atividades da Qad'Rya Sadath sediada na Ilha de Moçambique.

Chifá é o nome mais vulgar dela. Ao lado de N'hammade Peixe e Abdala Muhagi, ambos falecidos, deram grande contributo no progresso do fraternidade dentro do Islão no norte de Moçambique.

É com dor e vazio dentro das mulheres lideradas por ela. É quase difícil de decifrar quem a pode substituir, mesmo que sabendo, nada é, a perca é significativa

Sajjada.

Endereço

Rua Formosa
Ilha De Moçambique

Telefone

288826055992

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Confraria muculmana Qadiryya Bagdad publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Atalhos

Compartilhar